terça-feira, 6 de julho de 2010

Assim nascia o MTB - Parte 1

Joe Breeze, esse é um dos nomes que todo MTBiker deveria conhecer. Nascido em 1953, nas proximidades do norte da cidade de San Francisco, no estado da Califórnia, Breeze foi apresentado a bicicleta pelo pai, que utilizava bike como meio de transporte na pequena cidade de Mill Valley.

Em meados do início da década de 70, Joe Breeze já estava totalmente envolvido com o mundo da bicicleta, participando de pequenas exposições de bikes antigas restauradas, aflorando desde cedo o seu lado construtor. Ao lado de amigos e igualmente lendas do MTB, Tom Ritchey, Kelly Charlie, Charlie Cunningham e Gary Fisher, Breezer e esta turma acabaram ser tornando, mesmo que incidentalmente, os precursores do Mountain Bike mundial.

A história toda começa a partir da inquietação que estes jovens ciclistas tinham na época, na busca por novas possibilidades em cima de uma bicicleta. O principal palco para estas incursões, foi o Monte Tamalpais, situado no condado de Marin, nos arredores de San Francisco. O local já era frequentado na época por motociclistas atrás de emoções, realizando uma espécie de enduro de moto por suas ingremes descidas.

Tudo no início era muito precário e inventivo. As adaptações eram necessárias, afim de transformar as famosas bikes Schwinn da época, em algo parecido com uma Mountain Bike que temos hoje. A principal adaptação era pertinente aos pneus tipo balão, afim de trazer melhor estabilidade nas descidas em terrenos íngremes e solo rochoso.

Esse lado inventivo de Brezze acabara o lançando definitivamente no ramo de Design e Construção de quadros para bikes projetadas especificamente para o Mountain Bike, sendo considerado o primeiro construtor a lançar um quadro destinado a prática desta nova modalidade. Esta paixão pela construção de quadros culminou na criação da Breezer Bikes, em meados final dos anos 70 e início dos anos 80.


Introduzido em 1988 no
Mountain Bike Hall of Fame, e além de participar de um seleto grupo de jovens que mudaram os rumos do ciclismos na segunda metade do século passado, Breeze é considerado até hoje um dos maiores incentivadores da promoção do uso da bicicleta no mundo todo.

Para maiores informações, acesse: http://www.breezerbikes.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário