Se no Brasil já seria um sonho termos uma boa capilaridade de ciclovias nas grandes cidades, quem dera termos, além das ciclovias, painéis de informações e incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte rápido, saudável e ambientalmente responsável. Isso é o que acontece em Copenhagne, na Dinamarca.
Os ciclistas que utilizam as ciclovias da cidade, além de ter uma ótima infraestrutura dedicada a bicicleta, encontra ainda painéis que passam informações relevantes e importantes ao longo destas ciclovias. Estes painéis funcionam como verdadeiros contadores de ciclistas, servindo de base estatística para o poder publico na tomada de decisões quanto as novas ações em prol do transporte sobre duas rodas.

Outro dado curioso, é que o painel contador de ciclistas, além de realizar a sua tarefa inicial, que é contabilizar o fluxo de ciclistas em uma determinada ciclovia e passar para os ciclistas informações quanto ao clima e horário, tem tido um papel didático, despertando aos pedestres a curiosidade sobre o papel da bicicleta no modal urbano da cidade. Com certeza uma iniciativa louvável e típica de países desenvolvidos, e que esperamos ver na pauta de interesse dos governos municipais, estaduais e federal aqui no Brasil.


