sábado, 6 de fevereiro de 2010

Inspired Bicycles - Danny MacSkill

Até meados de 2009, Danny Macskill trabalhava como mecânico em uma oficina de bike, na cidade escocesa de Edimburgo. Não tinha muitas pretensões, a não ser trabalhar com aquilo que adorava fazer: manobras radicais em cima de uma bike.
A paixão pela bike começou ainda na infância, no vilarejo rural de Dunvegan, também na Escócia, e lançou Danny, ainda na adolescência, a praticar o bike trial e o FreeRide. Com a prática adquirida durante anos realizando manobras a bordo de sua bike, Danny elaborou um video que rapidamente foi lançado ao "Top 10" do Youtube.

Com esse video, Danny se apresentou para o mundo. Hoje, depois de 14 milhões de acessos ao seu vídeo, intitulado "Inspired Bicycles", Danny teve sua vida transformada. Deixou de ser mecânico em Edimburgo, e atualmente roda o mundo com sua bike, seja participando de eventos da RedBull, ou gravando comerciais para grandes empresas, como a Volkswagen. Prova da globalização de seu nome e de sua arte sobre as duas rodas, recentemente o importante New York Times publicou uma extensa matéria sobre Danny.

http://www.nytimes.com/2009/12/29/sports/global/29cyclist.html

Segue o inspirador video que lançou Danny ao estrelado.


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Car Radio Shack Team

Como não poderia ser diferente, até a apresentação do carro de apoio da equipe do hepta-campeão do Tour de France, Lance Armstrong, torna-se um grande evento de "marketing". A equipe apresentou esta semana, o modelo do carro que estarão utilizando para apoio a equipe na temporada 2010, principalmente durante as provas disputadas em solo europeu. O modelo, um Nissan Qashqai 2, vem estilizado com as cores e o logo da equipe, e com certeza chamará atenção nas caravanas de apoio nas principais provas do Pró Tour.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A Bicicleta na Mídia

A bike é largamente utilizada como ferramenta de publicidade, em países europeus e nos Estados Unidos. No país do futebol, a história é um pouco diferente. Embora tenhamos alguns lampejos nas agências de publicidade brasileiras, abrindo espaço para outros esportes fora do convencional "praia, cerveja e futebol", a realidade em terras tupiniquins é que raramente vemos a bike em peças publicitárias, nem mesmo dos fabricantes nacionais de bicicleta. Fora do Brasil, a utilização das duas rodas como "marketing" tem sido uma constante. Empresas como Volkswagen, Sony dentre outras, tem utilizado a linguagem da bicicleta, para falar principalmente com o público jovem e de meia idade. Vale a pena dar uma olhada nestes comerciais.






quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ride Alone

Sempre é bom estarmos cercados de amigos, pedalando e desbravando novos caminhos, novas possibilidades por trilhas mundo afora. Mas a prática do Mountain Bike sozinho, também pode nos trazer momentos incríveis de introspecção.

Southern California. Rider Sean Buur. Photographer Stan Lim. Location: Riverside, CaliforniaSycamore Canyon Park

O silêncio e paz de estar pedalando em um lugar "longe" da agitação da cidade grande, onde o som do vento e dos passáros são nossa única trilha sonora, é uma grande oportunidade para nos conhecermos melhor, a entendermos nitidamente os nossos próprios anseios, nossas aflições. Geralmente nestes momentos introspectivos é que conseguimos tomar as melhores decisões. Pedale com os amigos, mas pedale sozinho também. Vale a pena..

Photo op at Cinnamon Pass during the 2009 Colorado Trail Race. Photo by Tom Jensen

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Andar de Bike é uma Arte... Cair, faz Parte

O videozinho abaixo, mostra um trecho de uma ciclovia na cidade de Lelystad, nos Países Baixos. Para delírio do "camera man", o que ocorre é um verdadeiro festival de quedas em uma pequena, mas acentuada curva desta ciclovia. Provavelmente a neve contribuiu para tornar o trecho tão escorregadio. Vale lembrar dois detalhes pertinentes no videozinho: O primeiro é que o sacana do camera que ficou filmando por horas a fio os tombos da galera, sem ao menos colocar uma plaquinha de "cuidado" na temida curva. Outro detalhe um tanto quanto inusitado, é o fato de quase nenhum dos bikers estar usando capacete, principalmente porque estamos falando de uma país europeu, onde a bike tem espaço garantido e o seu uso é algo comum entre a população...
Capacete sempre..


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Campinas Bike Clube

O site do Campinas Bike Clube está de cara nova. Com um formato mais "clean" e com um visual similar ao de um blog, esta nova interface ficou mais atraente para ser atualizada pelos bikers que fazem parte do grupo. Pela quantidade de assuntos já publicados bem como a quantidade de comentários, o novo site já é um sucesso entre os bikers de Campinas.

Para conferir, acesse: www.campinasbikeclube.org

domingo, 31 de janeiro de 2010

A Máquina dos Campeões - Parte 3

Quando falamos em jovens atletas que despontaram no cenário do MTB nacional nos últimos 15 anos, seria dificil não falarmos do paulista de Ilha Bela, Edvando de Souza Cruz. Ciclista formando nas montanhas de Ilha Bela, Vando, como é conhecido no meio do MTB, coleciona títulos nacionais e internacionais, que conquistou a bordo de verdadeiras máquinas de pedalar. Embora a imprensa especializada de como certo que Vando utilizará bikes Scott na temporada 2010, atualmente o atleta utiliza bikes da Astro, equipadas com transmissão Shimano e suspa da Manitou.

Embora seja mais comum ver Vando voando no circuito nacional a bordo de bikes Hard Tail (rabo duro), de vez em quando é possivel velo competindo com bikes Full Suspension. Separamos duas das máquinas utilizadas por Vando no circuito de competições. Tratam-se de duas preciosidades, fabricadas para vencer todos os desafios impostos pela prática do MTB. Vale a pena conferir cada detalhe deste "torpedo" sobre duas rodas.

Quadro: Astro Centurion Carbon
Tamanho: 17” - pequeno Rodas: VZAN Everest Grupo: Completo Shimano XTR Pedal: Shimano XTR Suspensão: Manitou R7 Carbon Absolut Travel – trava manual Componentes Easton: Canote EC 90, mesa EA 90, guidão EA 70 Pneus: Maxxis Cross Mark 2.1 Peso aproximado: 9,4 kg Selim: SDG Tiflex

Quadro: Astro Nimble Carbon
Tamanho: Pequeno 17” Amortecedor traseiro: Manitou S-Type com SPV Rodas: VZAN Everest Grupo: Completo Shimano XTR Pedal: Shimano XTR Suspensão: Manitou R7 Carbon Absolut Travel – trava manual Componentes Easton: Canote EC 90, mesa EA 90, guidão EA 70 Pneus: Maxxis Cross Mark 2.1 Peso aproximado: 10,5 kg Selim: SDG Ti Fly


Quem já viu Vando correndo, mostrar a lista de títulos deste paulista, seria algo como chover no molhado, mas de toda forma, segue listagem de seus principais títulos.

PRINCIPAIS TÍTULOS

-3° colocado no XIV Trip de Paraibuna

-3º colocado no Iron Biker
-3º colocado no Short Track São Silvano
- Medalha de Prata nos Jogos Panamericanos de Santo Domingos 2003
- 33° Olímpiadas de Atenas – 2004
- 2 vezes medalha de Prata em Jogos Sulamericanos Brasil - 2002 e Argentina - 2006
- Campeão Brasileiro Cross Country – 2004
- Bi-Campeão Brasileiro de Maratona – 2003/2004
- Campeão Panamericano Junior Chile -1995
- Bi-Campeão Brasileiro de Cross Country Sub 23 – 1997/2000
- Bi-Campeão da Copa Internacional 2002/2006
- 7 vezes Campeão Paulista
- 3 vezes Campeão Interstadual 1999/2002/2004
- Vice-Campeão do Trofeu Montenegro – Montenegro 2006
- Campeão do Iron Biker 2002
- Melhor Brasileiro no Ranking Internacional 2003/2004/2005/2006
- Melhor atleta no Ranking Brasileiro 2003/2004/2005
- 11º Campeonato Mundial Junior – Austrália- 1996
- 26º Campeonato Mundial Sub 23 – Espanha – 2000
- 58º Campeonato Mundial Elite – Itália – 2005
- 7º Colocado Copa da França – Plouha – 2003
- 5º Michelin Bike Classic – Suiça – 2003
- Campeão da Copa Open Algarve Portugal – 2000
- Campeão da Cactus Cupa Brasil 1998
- Vice-Campeão Panamericando Brasil – 2001
- 3º Colocado no Campeonato Panamericano – Chile - 2002
- 4º Colocado no Campeonato Panmericano – Equador - 2004
- 6º Colocado no Campeonato Panmericano – Brasil 2006