quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Descida das Escadas de Santos - Monte Serrat

Acontece na cidade de Santos nos próximos dias 5, 6 e 7 de Fevereiro, a oitava edição da prova de DH urbano "Descida das Escadas de Santos". A prova que é realizada na região central de Santos, no Monte Serrat, contará com a participação dos principais nomes do DownHill nacional e internacional, com a presença confirmada dos atletas Walace Miranda, Markolf Berchtold, Chris Van Dine, Brendan Fairclough, Mick Hanna, Luana Oliveira, Melissa Buhll dentre outros.
No total, serão cerca de 100 atletas divididos em sete categorias (Elite masculina, Elite feminina, Master A, Master B, Juvenil, Júnior e Sport). O circuito em Monte Serrat , que tem 417 degraus e 650 metros de extensão, colocará a prova toda à habilidade dos pilotos. Vale a pena conferir.


terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Handcycle - Pedaladas além do preconceito

Quando assistimos os jogos Paraolímpicos a cada quatro anos, sempre vem a mente as infinitas possibilidades de inserção dos deficientes físicos ao esporte, seja ele competitivo ou recreacional. Dentre tantas modalidades disputadas por pessoas com algum tipo e deficiência física, a bike não poderia ficar de fora da possibilidade da prática do ciclismo por estes super atletas. As bicicletas impulsionadas pelas mãos surgiram em meados dos anos 80, nos Estados Unidos e Europa, como uma alternativa a deficientes dos membros inferiores (pernas) se exercitarem e terem uma atividade recreacional.
A partir dai, começaram a surgir as primeiras competições amadoras de paraciclismo, culminando em 2002 na integração da modalidade na entidade maior do ciclismo mundial, a UCI - União Ciclistica Internacional, regulamentando e classificando as competições em quatro diferentes grupos de deficiências, sendo elas: Cegos e pilotos com deficiência visual, pessoas com paralisia cerebral, deficiências motoras e pilotos de bicicletas de mão (hand bikes). A partir desta classificação, os atletas são divididos em 14 categorias funcionais, para homens e mulheres.
Em 2009, aconteceu na cidade italiana de Bogogno o Campeonato Mundial de Paraciclismo.
O evento contou com a presença dos mais importantes nomes do cenário mundial do paraciclismo, dentre eles o ex-piloto italiano de automobilistmo, Alessandro Zannardi, que teve as duas pernas amputadas depois de um acidente automobilistico no ano de 2001, durante a disputa de uma prova na Alemanha.

Sem dúvida, o exemplo que estes homens e mulheres passam, são mais do que uma lição de superação e amor ao esporte, mas são verdadeiras lições de vida.

Para mais informações, acesse:
http://www.paralympic.org/
http://www.uci.ch

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Cancer Council Helpline Classic: Rymill Park 51km

O ano começou quente para as principais equipes do Pro Tour. Considerado como uma prévia do Tour Down Under, a prova Cancer Council Helpline Classic foi disputada neste domingo, na região da cidade australiana de Adelaide. RadioShack, Astana, Team Sky, HTC-Columbia, Katusha dentre outros times, trouxeram suas principais estrelas para a Austrália, para a largada da primeira importante competição da temporada. A expectativa ficou principalmente sob a equipe de Lance Armstrong, a recém criada RadioShack, e como seria a apresentação do time nesta competição. Durante a prova, várias equipes buscaram desde o início a ponta do pelotão, mas a vitória ficou com o Neozelandês Gregory Hederson, da forte equipe britânica Team Sky. O Tour Down Under começa no próximo dia 19, com a etapa Clare - Tanunda, com 141 km, tendo mais cinco etapas na sequência.




Results


1 Gregory Hederson (NZl) Team Sky 1:04:33
2 Christopher Sutton (Aus) Team Sky
3 Andre Greipel (Ger) HTC-Columbia
4 Robbie McEwen (Aus) Katusha
5 Baden Cooke (Aus) Team Saxo Bank
6 Graeme Brown (Aus) Rabobank
7 Allan Davis (Aus) Astana
8 Jose Rojas (Spa) Caisse d’Epargne
9 Anthony Ravard (Fra) Ag2R La Mondiale
10 Manuel Cardoso (Ita) Footon-Servetto

Fotos: www.cyclingnews.com